BUTÃO: TERRA DE MARAVILHAS

topo-butao
O Butão é um pequenino reino encravado aos pés do Himalaia, que abriu oficialmente suas portas aos visitantes somente em 1974, depois de viver por séculos em total isolamento. Por ter vivido tanto tempo sem contato com o resto do mundo, o País do Dragão conseguiu preservar suas tradições e manter a harmonia entre a população de 700 mil habitantes. A nação é é regida com grande sensibilidade e ostenta uma sofisticada filosofia de desenvolvimento que coloca a felicidade do povo acima dos índices de seu PIB. A Felicidade Interna Bruta é avaliada pelo governo com o uso de critérios, como desenvolvimento econômico sustentável, preservação das tradições, conservação do meio ambiente, bom governo. Cada projeto implantado tem como base esses critérios. E assim, o Butão figura entre as dez nações mais felizes do mundo segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Leicester, no Reino Unido. O país tem índices baixíssimos de violência, não tem moradores de rua, fome zero e não tem registro de corrupção administrativa. É o primeiro país do mundo de agricultura 100% orgânica.

ITINERÁRIO RESUMIDO:

Dia 01 - Chegada ao Butão / Paro / Timphu
Dia 02 - Timphu
Dia 03 - Timphu / Punakha
Dia 04 - Punakha - Paro [125km / 5h]
Dia 05 - Paro / Tiger's Nest
Dia 06 - Paro / Fim do Tour

ROTEIRO:

Dia - 01 Chegada no Butão – Paro - Timphu
Chegada no Butão em vôo de Delhi, Bangkok ou Kathmandu. Se o dia estiver claro, você terá vistas deslumbrantes dos picos nevados e das verdes planícies de Paro. O primeiro presente do Butão são os ares puros e frescos logo no desembarque da aeronave. Na chegada você sera recepcionado pela nossa equipe e seguirá por terra até a capital, Timphu. No caminho você fará uma parada em Chuzom, a confluência dos rios Paro e Timphu. Três diferentes estilos de Stupas adornam o local: Tibetana, Nepalesa e Butanesa. Adjacente está o Tschogang Lhakang (Templo do Cavalo Excelente, uma das manifestações do Buda da Compaixão) Chegada ao hotel e checkin. Pernoite em Timphu.

Dia - 02 Timphu
Após o café da manhã, tour guiado em Timphu. Visita a Biblioteca Nacional, que contém um imenso acervo de textos e escrituras Budistas datando de séculos de existência; Zorig Chusum, centro de artes versado nas 13 tradicionais artes Butanesas e o Textile Museum e Folk Heritage Museum, que oferecem fascinantes insights acerca da cultura do país; Changangkha Lhakhang – fortaleza e escola Monástica estabelecida no século XII em local escolhido pelo Lama Phajo Drugom, cuja estátua aqui colocada mostra uma manifestação com 11 cabeças. Deste ponto temos uma belíssima vista do Vale de Timphu. Na parte da tarde iremos ao Memorial Chorten – construído pelo terceiro rei do Butão como um monumento à paz e prosperidade mundiais e à Takin Preserve, centro de preservação do animal nacional do Butão. O Takin é parecido com uma mistura de cabra com vaca. Conta a lenda que o animal foi craido pelo Yogi Drupa Kunley e só pdoe ser encontrado neste reino. Taxonomistas o colocam em uma categoria única. Retorno ao hotel e pernoite em Timphu.

BUTÃO

butao2
CONFLUÊNCIA DOS RIOS PARO E TIMPHU
Dia - 03 Timphu - Punakha
Após o café da manhã, traslado por terra para Punakha passando por
Dochula Pass a uma altitude de 3,080m – as passagens de altitude são marcadas pelo Chorten Butanês e bandeirols de oração. Deste ponto temos a majestosa visão dos Himalaias. À tarde, visita a Punakha Dzong (Palácio da Grande Felicidade), construído na junção dos rios Phochu e Mochu em 1637. Este dzong já foi um dia o centro administrativo e religioso do Butão com sua torre de 6 andares e domo em ouro. Os santuários e jardins internos exibem a riqueza da tradição espiritual Butanesa. Seu guia irá iluminar o entendimento sobre esta exótica e sofisticada cultura. Mais tarde seguiremos para Chimi Lhakhang, no centro do Vale, também conhecido como Templo da Fertilidade. Muitos casais fazem orações aqui para serem abençoados com a graça de um filho. A trilha leva aos campos de arroz do vilarejo de Pana, onde faremos uma agradável caminhada conhecendo os nativos e costumes locais. Pernoite em Punakha.

Dia - 04 Punakha – Paro [125km / 5h]
Após o café da manhã, saída para retorno a Paro em descida por Dochu La ladeando as margens do Rio Wang Chu. No caminho, visita a Simtoka Dzong: monastério de tradição na escola Tântrica e que também abriga um centro de estudos do idioma Dzongkha. Na chegada iremos a Ta Dzong, originalmente construído como Torre de Observação e que é hoje o Museu Nacional com um extenso acervo de Thangkas Tibetanas, armamentos, objetos de uso doméstico e cotidiano, produtos têxteis e vestuário e artefatos de interesse histórico e científico. Continuamos o passeio para visita a Rinpung Dzong (Fortaleza das Jóias) – galerias de madeira entalhada adornam o espaço com sofisticadas pinturas que ilustram o Budismo e a vida do sábio Milarepa, o Monte Sumeru e a mandala cósmica. Noite livre e pernoite em Paro.

BUTÃO

butao5
TAKTSANG PALPHUG MONASTERY
Dia -05 Paro [Tiger´s Nest]
Após o café da manhã, saída para o Tiger´s Nest – o cartão postal do Butão e um dos mais famosos e sagrados templos do território. Conhecido também pelo nome oficial, Taktsang Palphug Monastery está situado nas encostas do Vale de Paro. O primeiro complexo de templos foi construído em 1692 ao redor da caverna onde o Guru Padmasambhava sentou-se em meditação durante três meses inteiros no século VIII. A ele se credita a introdução do Budismo no Butão. Mais tarde, tour em Drukgyal Dzong & Kichu Lakhang. Drukgyal Dzong já foi uma fortaleza e monastério Budista que hoje encontra-se em ruínas, ao norte do Vale de Paro – e foi construído em comemoração à derrota Tibetana na invasão de 1649. No início dos anos 50, o mosteiro foi quase que inteiramente destruído pelo fogo. Kyichu Lhakhang, é um importante templo Budista situado em Lamgong Gewog, distrito de Paro. É um dos mais antigos templos Butaneses, datado do século VII. É considerado também um dos mais misteriosos lugares do país - no século VIII, foi visitado pelo Guru Rinpoche – se acredita que ele aqui deixou guardados muitos segredos espirituais, disponíveis apenas aos iniciados na tradição. O dia termina com uma visita a uma tradicional casa rural Butanesa. As casas Butanesas são coloridas, finamente decoradas e tradicionalmente construídas sem o uso de um único prego, seguindo o mesmo padrão estrutural. Esta visita é uma forma interessante de se ter um insight sobre os costumes e a vida local rural. Retorno ao hotel e pernoite em Paro.

Dia - 06 Paro - partida
Café da manhã no hotel e checkout ao meio dia. Transfer ao aeroporto para embarque rumo ao seu destino final, e fim dos nossos serviços.
butao
butao3

TARIFAS

 

Quarto Standard Superior Deluxe
Individual USD 1.645,00 USD 1.835,00 USD 2.235,00
Duplo USD 990,00 USD 1.185,00 USD 1.595,00

*valores por pessoa em dólares americanos

CONTATO