Festival das cores na Índia
20 de dezembro de 2018
10 Motivos para conhecer a Índia
20 de dezembro de 2018

Reveillon na Índia

Em época de final de ano é comum que haja confraternizações a fim de celebrar o ano que passou e desejar que o que está por vir seja ainda melhor. Ao redor do mundo, a maioria dos países celebram esta data no dia primeiro de janeiro, mas você sabia que em alguns lugares o réveillon não tem data definida? Pois é, este é o caso da Índia. Isto acontece devido o calendário indiano ser definido através de estudos astronômicos, o que faz com que o ano novo na índia seja celebrado em outubro, mas em determinadas regiões pode variar. Além disso, o calendário hindu também pode variar e pode ter início em época de lua cheia ou nova, mas é comum que seja baseado no movimento da lua, dando um total de quase trinta dias no mês. Desta forma ao final dos doze meses, o número de dias no ano é equivalente a 354, 11 dias a menos se comparado ao calendário solar.

Na índia, o ano novo é conhecido como festa das luzes ou Diwali, e é marcado pela a volta da deusa Lakshmi, que é tida como a personificação da fartura, beleza, generosidade, riqueza e fortuna, e pelo retorno de Rama e Sita, que são reencarnações do deus sustentador do universo, o Vishnu. Além disso, a mitologia indiana prega que os deuses só conseguiram enxergar o caminho de volta devido a floresta estar repleta de iluminação. Devido à isso, as casas no período do ano novo indiano recebem muita luz e até mesmo incenso. Além disso, são limpas e recebem decorações com lamparinas à óleo.  Ao anoitecer as famílias trocam presentes entre si, com muita música e pratos típicos indianos, e também fazem o uso de fogos de artifício, com o propósito destruir e espantar as forças do mal através da luz.

Deusa Lakshmi

Lakshmi é invocada para levar amor, poder, fartura e riqueza para seu povo. Além disso, é considerada o principal símbolo da figura feminina, sendo admirada por sua eterna juventude e formosidade. Acredita-se que pode ser vista sentada em uma flor de lótus ou segurando-a em suas mãos. Lakshmi é considerada uma deusa muito adorada pelo povo indiano e para os hindus é sinônimo de boa sorte.

Deus Vishnu

Vishnu é um dos deuses da trindade hindu, que é composta por Brahma e Shiva. Brahma é o Deus resignado com poder de criação, enquanto Shiva é o oposto, e Vishnu tem o poder da manutenção, proteção e sustentação. Segundo a crença do Hinduismo Vishnu aparece quando os deuses precisam de maior proteção contra qualquer tipo de espírito mal.

Quer saber mais sobre a Índia? Que tal viajar conosco? Via índia a única operadora de turismo especializada em passeios no continente asiático. Ligue agora (41) 99883-6647

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?