Festival das cores na Índia

RÉVEILLON NA ÍNDIA
13 de dezembro de 2018
Reveillon na Índia
20 de dezembro de 2018

Festival das cores na Índia

Todo ano no planeta terra ocorre o que chamamos de movimento de translação, que nada mais é do que o movimento da terra em relação ao sol, e juntamente com este fenômeno existe uma inclinação do chamado eixo terrestre, que são responsáveis por definir as estações do ano, sendo elas: primavera, verão, outono, inverno.

A primavera é marcada pela época de reflorescimento das árvores e paisagens, sendo caracterizada como a estação mais florida e colorida do ano. No Hemisfério Sul, a primavera tem início no dia 23 de setembro e tem seu ciclo encerrado dia 21 de dezembro. Já no Hemisfério Norte, a primavera se estende de 22 de março até 21 de junho. Mas você sabia que na Índia é realizado um festival das cores para celebrar a chegada da Primavera? Este festival tem como finalidade adorar o deus Krishna, uma persona muito importante para o povo indiano, já que venceu a batalha contra o mal e seu nome significa “aquele que tudo atrai”. No segundo dia de festival são distribuídos balões de água, pétalas e até mesmo pó de cores, que são denominados de Gulal. Os pós coloridos eram feitos à base de ervas medicinais, mas com o passar do tempo foram sendo substituídos ou incorporados à materiais sintéticos, para que o pó fixasse nas pessoas por mais tempo ou para dar origem a novos tons de cores. Todavia as cores utilizadas neste festival não são escolhidas de forma aleatória, e obrigatoriamente tem o dever de transmitir alegria e boas vibrações. Desta forma, as cores tradicionais que estão inseridas dentro da celebração da chegada da primavera são: amarelo, laranja, azul, vermelho, verde.

Significado das cores

Amarelo: responsável por invocar a piedade

Laranja: usado para provocar otimismo

Azul:  está associado a calma

Vermelho: tem como finalidade ilustrar o amor e a pureza

Verde: está associado a vitalidade

Cultura

Celebrar a chegada da primavera com base em crenças espirituais de que o bem vence o mal, tem um propósito. Ao comemorar esta data as pessoas acreditam que irão adotar uma boa conduta em suas vidas e a virtude da honestidade irá prevalecer. Além disso, o festival das cores, ou Holi, como também a chamado, é realizado quando as lavouras estão repletas de alimento, dando ainda mais motivos para que a população venha a comemorar a chegada da primavera.

O festival

Tem como propósito fortalecer a sociedade e o país. Pela tradição do povo hindu e idealizador do Holi, inimigos podem tornar-se amigos. Nos dias em que ocorre o festival ninguém é taxado por ser rico ou pobre e todos comemoram de forma fraterna. No período noturno é comum que as pessoas visitem amigos e parentes para trocar doces e cumprimentos. Segundo a tradição, isto ajuda a fortalecer relacionamentos e vínculos com outras pessoas.

Ficou com vontade de conhecer a Índia? Ligue agora (41)3121-2562. Via índia Operadora de Turismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?